Simulado gratuito: Concurso de Mossoró/RN

post thumb
Simulado
por CEAP / em 12 do 03 de 2020 às 21:22

Simulado gratuito: Concurso de Mossoró/RN

RESPEITO À DIVERSIDADE

A polêmica em torno do comercial do Boticário para o Dia dos Namorados, o debate a respeito da chegada de refugiados haitianos e africanos ao Brasil e as manifestações religiosas de católicos e evangélicos no dia de Corpus Christi são alguns fatos recentes que evidenciam a urgência de um exercício da diversidade no país. Se a população brasileira abriga segmentos que pensam diferente a respeito de religião, tradição, costumes, política e organização familiar, precisa encontrar caminhos para que essa multiplicidade cultural não gere conflitos nem comportamentos agressivos. Fatos recentes, especialmente os relacionados com as reações preconceituosas à acolhida aos haitianos, demonstram que ainda temos um longo caminho a percorrer.

No caso da propaganda dirigida ao 12 de junho, a intenção de exaltar o romantismo, considerando que todos os casais, héteros ou homoafetivos, têm esse direito, acabou por desencadear ataques à marca e à diversidade de gênero. A liberdade de manifestação foi contagiada por alguns exageros. Qualquer pessoa tem o direito de defender suas convicções, e essas devem ser respeitadas, se forem expressas no limite das leis e das regras de convivência. Ressalte-se também que nenhuma sociedade será homogênea a ponto de fazer com que todos pensem da mesma forma sobre os mais variados assuntos, especialmente na área dos costumes.

Ao contrário, é a diversidade de comportamentos e de pontos de vista que dá sentido a uma comunidade em que prevaleça o respeito à democracia. Tanto que ninguém deve ser submetido a constrangimentos por, supostamente, ser considerado conservador ou retrógrado em relação a inovações ou mudanças nas formas de relacionamento. O respeito, no entanto, somente será completo se for marcado pelo sentimento de reciprocidade. Diferentes, sob quaisquer aspectos, não podem ser discriminados pelo que pensam ou fazem. É mais do que uma imposição legal – é uma norma pétrea da convivência em sociedades civilizadas.

Além da Constituição e das leis, que regem a igualdade e os direitos individuo ais e coletivos, é indispensável pregar e exercitar a tolerância, para que todos possamos viver em paz com nossas crenças e nossas visões de mundo. Essa é uma missão educadora das comunidades, das famílias, das escolas e das instituições.

 

QUESTÃO 01

No texto, prioritariamente,

A) apresentam-se fatos relacionados à diversidade brasileira.

B) fixam-se normas de convívio com a diversidade brasileira.

C) descreve-se perfil detalhado da diversidade brasileira.

D) defende-se ponto de vista sobre a diversidade brasileira.

 

QUESTÃO 02

O texto apresenta-se como

A) argumentativo e em variedade linguística tendente à norma-padrão.

B) injuntivo e em variedade linguística tendente à informalidade.

C) descritivo e em variedade linguística tendente à norma-padrão.

D) explicativo e em variedade linguística tendente à informalidade.

 

“Isso era o que fazíamos para comê-los. Os animais passavam de uma criatura viva e vibrante, lutando pela vida, para uma morte violenta. Reconheci isso, assim como meus irmãos”, relatou em entrevista publicada pela Animal Liberation Front em 14 de novembro de 2006.

QUESTÃO 03

O emprego das aspas no último parágrafo do texto deve-se:

A) À utilização da linguagem coloquial;

B) À presença de gírias no contexto;

C) Ao uso do discurso indireto;

D) Ao uso do discurso direto;

E) À utilização de uma citação proverbial.

 

QUESTÃO 04

No terceiro quadro, o pronome demonstrativo “Essa” foi usado _________________________.

A alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do trecho acima é

A) para indicar a dor em relação ao emissor

B) para marcar o tempo imediato ao ato da fala

C) para indicar que a dor era do interlocutor que o escutava

D) como forma de fazer referência a algo dito anteriormente

E) para destacar que se trata de uma coisa e não uma pessoa

 

QUESTÃO 05

Assinale a alternativa em que a colocação dos pronomes está de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

A) Nos disseram que o novo vizinho é uma pessoa muito simpática.

B) Jamais o convidaram para as festas na casa dos familiares.

C) Mesmo que chamem-nos para a reunião, não poderemos ir.

D) Quando encontraram-me no parque, eu estava indo embora.

E) Ele sabe que nunca telefonaram-lhe por esse motivo.

 

QUESTÃO 06

No texto acima, as três ocorrências de QUE se fazem, respectivamente, como:

A) Conjunção integrante, pronome relativo, pronome relativo.

B) Conjunção integrante, conjunção integrante, pronome relativo.

C) Pronome relativo, pronome relativo, pronome relativo.

D) Pronome relativo, conjunção integrante, conjunção integrante.

 

QUESTÃO 07

Quanto à função que desempenha na sintaxe da oração, o trecho em destaque “Tenho uma dor que passa daqui pra lá e de lá pra cá” corresponde a:

A) Oração subordinada adjetiva restritiva

B) Oração subordinada adjetiva explicativa

C) Adjunto adnominal

D) Oração subordinada adverbial espacial

 

QUESTÃO 08

No período “em novembro de 2009, aconteceu a mais recente expedição do MPEG à Flona Caxiuanã...” (linhas 09 e 10) explica-se o uso da crase:

A) Pelo fato de Flona ser uma Sigla;

B) Por exigência de regência nominal;

C) Por exigência de regência verbal;

D) Por se tratar de locução adjetiva feminina;

E) Por se tratar de locução prepositiva feminina.

 

Apesar do nome extenso e complexo, o Projeto possui um propósito muito claro: descobrir durante quanto tempo, após a vacinação, uma população continua protegida contra o vírus da raiva, incluindo, aqui, tanto os que foram agredidos por morcegos, quanto os que não foram.

QUESTÃO 09

“Apesar” (linha 12) traz ao contexto circunstância de:

A) Condição;

B) Conformidade;

C) Tempo;

D) Consequência;

E) Concessão.

 

QUESTÃO 10

São acentuadas pela mesma razão que a palavra “água” as palavras da opção:

A) rápido – diária

B) contrário - várias

C) município – coreaú

D) utensílios - vêm

GABARITO

Q01

D

Q02

A

Q03

D

Q04

A

Q05

B

Q06

B

Q07

A

Q 08

B

Q09

E

Q10

B

Tags:
Compartilhar:

Comentários


Posts Relacionados

  • Simulado de morfologia
    Cães e gatos também. Eles reparam, associam e memorizam tudo. Cada gesto, cada barulho. Tudo serv...